Desde o ventre materno o ser humano já é e não apenas virá a ser, ele está em constante transformação e cheio de potencialidades. É com este pensamento que planejamos situações e criamos estratégias para que a criança tenha liberdade para ser, viver, experimentar as relações do seu corpo com o mundo, com os objetos e com o outro num processo de construção do pensamento e conhecimento.
Conforme diz Malaguzzi acreditamos na criança potente, poderosa, criativa, investigadora... é por isso que as explorações, experimentações, observações e escuta permeiam nosso trabalho. Valorizamos o que a criança é, o que ela pode fazer, suas criações, suas indagações, sua história e sua família.
Pensamos na Educação Infantil como ferramenta para a construção do pensamento, do conhecimento, do caráter e para o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo de modo global (cognitivo, afetivo e motor).
Nossas crianças precisam de um olhar sensível, apurado e de respeito a tudo o que elas são, suas características, personalidade, emoções, dificuldades e necessidades. Só assim é possível compreender e valorizar as crianças como protagonistas de sua história, o que elas sabem, o que elas sentem e como elas aprendem e então traçar estratégias para novas aprendizagens.
Por Lilian Moura -Coordenadora na Galileo Kids
コメント