As cem linguagens da criança: uma metáfora para refletir.
As crianças da Educação Infantil são curiosas e buscam conhecer o mundo que as cerca. Elas precisam ser provocadas a conhecer esse mundo através de múltiplas linguagens.
A ideia das “cem linguagens” desenvolvida por Loris Malaguzzi é uma metáfora que representa as possibilidades que as crianças tem de conhecer o mundo, a complexidade do que é ser criança.
As linguagens vinculam-se ao desejo e a curiosidade da criança em conhecer e agir nesse mundo, nesse sentido, as linguagens das crianças configuram-se num modo de ação no mundo e que ocorre de diversas formas.
As crianças estão imersas num universo de descobertas, de espanto, de fantasia, de curiosidade, de relações e experiências com a vida, são sujeitos em constante mudança, em transformação, experienciam, descobrem, criam e recriam de modo próprio.
As experiências das crianças possibilitam conhecer e descobrir novas linguagens, uma vez que dentro de uma linguagem residem outras, por isso falamos das múltiplas linguagens.
Escrito por Luciana Moura
Comments