top of page
Galileo Kids

Simplicidade provoca mais criação!


Os materiais não estruturados (cones, carretéis, madeiras, caixas, conduítes, tecidos, mangueiras, pneus, elementos da natureza, entre outros), são inseridos na rotina escolar a fim de potencializar as experiências das crianças durante seu processo criativo.


Renata Meirelles, do Território do Brincar, aprofundou a questão dos brinquedos não estruturados em sua pesquisa de mais de uma década com a infância no Brasil. Ela conta que percebeu que esses materiais trazem uma reflexão maior, a criança cria muito mais, brinca muito mais e imagina situações que não experimentaria com outros materiais.


Assim, o tempo da criança com os brinquedos não estruturados é outro: ele é mais complexo porque primeiro vem a pesquisa, as descobertas, a apropriação das narrativas do material e, por fim o planejamento e a execução da brincadeira. 


Quando brinca, a criança tem o poder de tomar decisões, expressar sentimentos, interagir consigo e com o outro e introduzir-se no mundo imaginário. 



Por Luciana Moura - Diretora na Galileo Kids

bottom of page